Atualidades
Você sente mais fome durante a noite?
Quem nunca? 🤦🏼♀🙈Provavelmente a maioria de nós já sofreu com isso em algum momento da vida. Mas se essa vontade de comer for muito mais acentuada à noite e durar um período de tempo prolongado é sinal de que algo não está funcionando bem no seu organismo, prejudicando a manutenção do peso e da saúde.
Em geral a “culpa” é do dia: como foram suas refeições, seu dia de trabalho, se praticou atividade física ou não… mas por que isso acontece?
🔺Quando comemos em horários irregulares e/ou beliscamos muito durante o dia estamos constantemente elevando os nossos níveis sanguíneos de glicose e de insulina, isso gera compulsão e descontrole, provocando uma vontade mais intensa de doces e carboidratos à noite.
🔺O estresse, ansiedade e preocupação são grandes vilões, podendo levar a chamada fome emocional.
🔺Noites mal dormidas também tem grande influência no controle do apetite e saciedade, pois durante a noite ocorre modulação dos níveis de leptina e grelina - hormônios chave no controle da fome e saciedade.
🔺Outro fator importantíssimo é a composição da sua alimentação, uma dieta muito restritiva ou pobre em micronutrientes, fibras, gorduras boas e proteínas de boa qualidade pode levar ao aumento desproporcional da fome, é o seu corpo pedindo socorro. O excesso de farináceos, açúcar, adoçantes e produtos industrializados também provocam intensas alterações no apetite.
🔺A sede pode ser facilmente confundida com fome, antes de agir no impulso de pegar algo para comer beba um copo de água, talvez a desidratação ao longo do dia pode ser a raiz do problema.
🔺Alterações hormonais, como por exemplo: fadiga da glândula adrenal. Esta é uma condição que aumenta muito o desejo de comer alimentos muito doces, muito salgados e ricos em carboidratos simples, geralmente no final do dia.
Equilibre seus pensamentos, conheça seu corpo, procure um profissional capacitado para te ajudar a ajustar estes desequilíbrios através de orientações, estratégias alimentares e suplementação individualizada.
#MedicinaFuncional #FomeNoturna#AlimentaçãoSaudável