Atualidades
Vitamina D e Saúde Mental
A vitamina D é essencial para a execução de mais de 85 funções do organismo e é responsável pela ativação de mais de 2000 genes funcionais, você sabia? 🤓E o que ela tem a ver com a saúde mental? TUDO! 🧠🤯
Vou te explicar:
A vitamina D tem receptores em todas as células do corpo, inclusive no sistema nervoso central. Ela ativa enzimas cerebrais e o do fluido cerebroespinhal influenciando a síntese dos neurotransmissores, que são mensageiros químicos que transportam sinais entre os neurônios (ex.: adrenalina, GABA, serotonina – esta última ligada ao bem-estar, autoestima e motivação). Além disso, também interfere no crescimento dos nervos e na proteção dos neurônios contra efeitos negativos de citocinas inflamatórias (ela age em vias antioxidantes).
Portanto, manter níveis ótimos do hormônio D ajuda a combater sintomas de tristeza, apatia e irritabilidade e beneficia nossas capacidades cognitivas. Sua ausência pode prejudicar a memória, sendo mais um fator de risco para o desenvolvimento do Alzheimer.
📝Um estudo conduzido pela renomada Universidade de Cambridge analisou os níveis de vitamina D em mais de 1.700 homens e mulheres ingleses, a partir dos 65 anos de idade. Os pacientes foram divididos em grupos conforme seus níveis sanguíneos da vitamina: severamente deficientes, deficientes, insuficientes e adequados. Em seguida, foram submetidos à exames cognitivos. Como resultado, os grupos com menores níveis de vitamina D foram os que apresentaram as menores pontuações nos testes de capacidades mentais.
As quantidades vindas da alimentação são pequenas, portanto, minha dica é: pegue mais sol! 🌞 Com os cuidados necessários para uma exposição saudável ele não é vilão, pelo contrário, vai te fazer muito bem. Se não tiver como devido ao seu estilo de vida ou local onde mora você pode suplementar. A suplementação é barata, segura e eficaz. A vitamina D pode ser encontrada em gotas ou cápsulas oleosas, sempre com a necessidade de gordura para a sua absorção já que é um hormônio lipossolúvel.
Com tantos benefícios comprovados não há motivos hoje em dia para ter níveis baixos de vitamina D! 😉