L-DNA Clinic - Rua Profº Atílio Innocentti, 474 - Conjuntos 401 - Itaim Bibi - São Paulo - SP - 04358-001

(11) 3042-6849

L-DNA Clinic - Rua Profº Atílio Innocentti, 474 - Conjuntos 401 - Itaim Bibi - São Paulo - SP - 04358-001

Atualidades

Sintomas relacionados a alterações tireoidianas

A tireoide é uma glândula localizada na região frontal do pescoço, quando aumentada pode ser detectada ao toque. Esta glândula desempenha um papel fundamental na preservação do equilíbrio do organismo, produzindo e secretando os hormônios T3 (triiodotironina) e T4 (tiroxina). Esses hormônios desempenham um papel crucial na regulação das funções de órgãos vitais como o coração, cérebro, fígado, rins e sistema reprodutivo.

A tireoide influencia diretamente o crescimento e desenvolvimento em crianças e adolescentes, regula o ciclo menstrual e a fertilidade, além de impactar na velocidade do metabolismo, na manutenção do peso adequado, no colesterol e nas funções cognitivas, como memória, concentração e humor.
Entretanto, em muitas pessoas, a tireoide pode não funcionar adequadamente por diversos fatores, resultando na liberação insuficiente ou excessiva de hormônios e causando um desequilíbrio hormonal. A insuficiência hormonal está associada ao hipotireoidismo, caracterizado por um metabolismo mais lento, podendo causar fadiga, fraqueza nas unhas e cabelos, dificuldade de perda de peso, entre outros sintomas. Por outro lado, o hipertireoidismo representa um metabolismo acelerado, levando a sintomas como ansiedade, insônia, aumento da frequência cardíaca, perda de peso, entre outros.
Os possíveis sintomas do Hipotireodismo são: Ganho de peso inexplicável ou dificuldade em perder peso; Fadiga constante e falta de energia; Sensibilidade ao frio maior do que o normal; Cabelos quebradiços e pele ressecada; Dores musculares e articulares frequentes; Diminuição da frequência cardíaca; e inchaço especialmente no rosto e pernas.

E do Hipertireoidismo são: Perda de peso inexplicável, mesmo com aumento do apetite; Aumento da frequência cardíaca; Sensibilidade maior ao calor; Nervosismo e irritabilidade; Tremores nas mãos e dedos; Inchaço, vermelhidão ou desconforto na área dos olhos; e problemas persistentes de diarreia.
É crucial realizar exames regulares de check-up na tireoide, e ficar atento aos sintomas, pois muitas pessoas podem ter disfunções na glândula sem estar cientes. A conscientização e monitoramento adequado são essenciais para a detecção precoce e tratamento eficaz de distúrbios da tireoide.
« Voltar