Atualidades
Reposição hormonal para mulheres
Há algumas semanas, falamos sobre os impactos dos déficits hormonais nas mulheres e hoje vamos abordar um dos principais tratamentos para essa condição clínica: a reposição hormonal.Mesmo sendo um recurso insubstituível em alguns casos e que traz diversos benefícios para a saúde, as terapias para reposição de hormônios ainda são vistas com receio e desconfiança por muitas mulheres, que por desinformação a associam até a um risco aumentado de desenvolver câncer. Talvez este seja o principal medo e também o principal mito relacionado ao assunto e é fundamental esclarecermos este ponto ‼️
📚Diversos estudos clínicos já comprovaram que a reposição hormonal é um tratamento totalmente seguro se feito seguindo os protocolos técnicos, indicações, necessidades individuais e condições clínicas corretas.
👩🏼⚕️Para saber tudo isso no primeiro encontro com a paciente é feita uma avaliação clínica detalhada e exames de sangue completos. Assim definimos se a paciente é candidata ou não à reposição. A proposta de tratamento será então explicada para a paciente, que vai escolher junto com o médico se quer iniciar. Após a tomada de decisão a etapa seguinte é preparar o organismo desta mulher para receber os hormônios.
♻️Essa preparação envolve limpeza do organismo e das vias de detoxificação, controle do peso, dieta e suplementação de nutrientes se necessário, regulação do intestino, equilíbrio da microbiota intestinal, ajustes no sono e atividade física. Estas mudanças no estilo de vida criam condições fisiológicas ideais para que os hormônios cumpram sua verdadeira função e evitam efeitos colaterais indesejados. Só então começamos a reposição.
Se você apresenta sintomas de déficit hormonal (reveja o post sobre eles aqui no feed), converse com seu médico sobre a reposição, além de melhorar a sua qualidade de vida ela ajuda a prevenir doenças futuras. Seu organismo agradece 😊