L-DNA Clinic - Rua Profº Atílio Innocentti, 474 - Conjuntos 401 - Itaim Bibi - São Paulo - SP - 04358-001

(11) 3042-6849

L-DNA Clinic - Rua Profº Atílio Innocentti, 474 - Conjuntos 401 - Itaim Bibi - São Paulo - SP - 04358-001

Atualidades

Qual a relação da gordura com a testosterona?

Você sabia que existe uma relação inversa entre a gordura corporal e os níveis de testosterona? Isso mesmo, quanto maiores os níveis de gordura subcutânea ou visceral menores serão os seus níveis circulantes deste hormônio. 

Por que isso acontece? Existem três mecanismos principais:

1. 𝐴𝑈𝑀𝐸𝑁𝑇𝑂 𝐷𝐴 𝐴𝑇𝐼𝑉𝐼𝐷𝐴𝐷𝐸 𝐷𝐴 𝐸𝑁𝑍𝐼𝑀𝐴 𝐴𝑅𝑂𝑀𝐴𝑇𝐴𝑆𝐸 - esta enzima promove a conversão da testosterona em estradiol, num processo chamado de aromatização. O estradiol, quando em equilíbrio, é um hormônio necessário para o corpo e está presente em maior quantidade nas mulheres do que nos homens. A enzima aromatase tem sua expressão aumentada em situações de gordura periférica exacerbada, portanto, esta conversão irá aumentar e teremos níveis não fisiológicos de estradiol, o que pode provocar sintomas de irritabilidade, ansiedade, piora da TPM e enxaqueca nas mulheres, acúmulo de gordura nos quadris e desenvolvimento de caracteres femininos nos homens (por exemplo a ginecomastia).

2. 𝐴𝑈𝑀𝐸𝑁𝑇𝑂 𝐷𝐸 𝑆𝐸𝐶𝑅𝐸𝐶̧𝐴̃𝑂 𝐷𝐸 𝐶𝐼𝑇𝑂𝐶𝐼𝑁𝐴𝑆 𝐼𝑁𝐹𝐿𝐴𝑀𝐴𝑇𝑂́𝑅𝐼𝐴𝑆 - o excesso de gordura corporal libera inúmeras substâncias inflamatórias. Este excesso de inflamação pode bloquear o correto funcionamento do eixo Hipotálamo-Pituitária-Gônadas em múltiplos níveis. Isso leva a um prejuízo na produção de testosterona e também de outros hormônios. 

3. 𝐴𝑈𝑀𝐸𝑁𝑇𝑂 𝐷𝑂𝑆 𝑁𝐼́𝑉𝐸𝐼𝑆 𝐷𝐸 𝑃𝑅𝑂𝐿𝐴𝐶𝑇𝐼𝑁𝐴 - a prolactina é conhecida pela maioria como o hormônio da lactação e é predominantemente produzida pelo hipotálamo. Porém, o que muitos não sabem é que a prolactina também pode ser produzida pelo tecido adiposo quando este está aumentado. O excesso de prolactina impede a ação da testosterona nos tecidos alvo.

A testosterona está presente tanto nas mulheres quanto nos homens e exerce funções super importantes. Ela atua não somente na parte sexual como também no sono, humor, memória, cognição, disposição, massa óssea, proteção cardiovascular, composição corporal e no metabolismo. 

Nem sempre a reposição é a solução ideal. 

Consulte um especialista para orientar o que é melhor para você!
« Voltar