Atualidades
Principais sintomas dos déficits hormonais nas mulheres
Hormônios funcionam como um combustível para o nosso corpo funcionar em equilíbrio. A falta ou a baixa produção deles é chamada de déficit hormonal e pode afetar homens e mulheres em diversas etapas da vida.Em mulheres, o déficit hormonal é mais comum na menopausa, mas também pode ocorrer em outras fases da vida por diversos fatores. Baixos níveis hormonais geram sinais e sintomas desagradáveis, que prejudicam a qualidade de vida e também estão associados ao surgimento ou agravamento de algumas condições e doenças como diabetes, hipotireoidismo, osteoporose, obesidade, endometriose, aumento do risco cardiovascular, infertilidade e até depressão.
Veja as principais queixas relacionadas aos déficits hormonais nas mulheres:
🔻 fadiga intensa
🔻 constipação
🔻 queda de cabelo
🔻 pele seca
🔻 ganho de peso
🔻 queda de libido
🔻 ressecamento vaginal
🔻 irregularidades menstruais
🔻 dificuldades para dormir
🔻 piora da performance mental (cognição, memória, foco e concentração)
🔻 calores excessivos ou intolerância ao frio
🔻 mau humor e depressão
A boa notícia é que nenhuma mulher é obrigada a ficar sofrendo com tudo isso! Existem formas de melhorar estas alterações, seja com mudanças no estilo de vida, alimentação mais equilibrada e prática de atividades físicas ou com a reposição hormonal, que pode ser uma grande aliada e deve ser feita sob prescrição médica.
Se estas queixas estão afetando a sua vida converse com um médico de sua confiança, que faça uma investigação detalhada para descobrir a causa das deficiências hormonais no seu caso. Saiba quais as alternativas de tratamento são as mais indicadas para você 😉