Atualidades
Por que é tão difícil começar?
Os obstáculos estão por toda parte, são as demandas do dia a dia, o trabalho, a falta de tempo, os eventos sociais, viagens, problemas de relacionamento. Na tentativa de se adequar a todos estes cenários acabamos deixando autocuidado em segundo plano.Nos acostumamos a viver mal, sempre com alguma queixa, aquém da nossa capacidade física e mental, sem ânimo para iniciar qualquer projeto de melhora de qualidade de vida e saúde. É um círculo vicioso. Sair desse modo automático exige mais do que vontade. Requer consciência, organização e disciplina.
➡ Consciência: compreender o prejuízo que uma vida sedentária, estressante e com hábitos alimentares ruins provoca no organismo. Ao decidir mudar você está escolhendo viver mais e melhor. Ontem atendi uma paciente que está estudando para concurso. Ela percebeu que se cuidar também faz parte da preparação e é um investimento. De nada adianta fazer cursos caros e aulas de vários idiomas se a pessoa não consegue ter foco e concentração para estudar, capacidade cognitiva para aprender, um bom sono para memorizar, energia, calma e tranquilidade para enfrentar a maratona de provas.
➡ Organização: o próximo passo é estabelecer METAS e se organizar para colocar em prática. Definir e respeitar horários para atividade física e para dormir, isso ajuda o corpo a se acostumar com a nova rotina. Planejar a sua alimentação semanalmente. Não deixe que pequenos detalhes como se esquecer de pegar a roupa de treino atrapalhe o seu esquema.
➡ Disciplina: para muita gente a parte mais difícil é a MANUTENÇÃO dos novos hábitos. Mentalize que você está fazendo isso por vontade sua, relembre dos SEUS OBJETIVOS. Exclua da sua vida o que te atrapalha a continuar.
Persista pois os resultados virão e te deixarão ainda mais animado e disposto para seguir em frente. Lembre-se que a ajuda de profissionais competentes é imprescindível nesta caminhada. Bora começar?