Atualidades
Os efeitos da Bebida Alcoólica na Saúde
É raro encontrar quem não aprecie uma cervejinha gelada com os amigos ou um drinque relaxante ao fim de um dia de trabalho. A bebida alcoólica está quase sempre presente em momentos de celebração e diversão. E tá tudo bem a gente se permitir isso, porém, é importante sabermos quais os efeitos do álcool no organismo para fazermos escolhas mais conscientes e equilibradas.De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), não há uma quantidade mínima estabelecida para consumo de bebidas alcoólicas que não ofereça riscos à saúde e o seu consumo diário, mesmo em baixas doses, não é mais considerado social.
Cerca de 90% do álcool ingerido é metabolizado no fígado por uma enzima chamada álcool desidrogenase e é convertido em acetaldeído, uma substância tóxica para o corpo. O acetaldeído é transformado então em acetato para que possa ser eliminado.
Os efeitos tóxicos variam de um indivíduo para o outro pela quantidade ingerida, pela genética (variantes enzimáticas que fazem sua metabolização ser mais lenta), peso e quantidade de gordura corporal (quanto maior o percentual de gordura, maiores os efeitos).
Principais danos do álcool à saúde:
🍺 sobrepeso e obesidade (é calórico, cada grama tem 7 kcal, mais do que 1 grama de carboidrato)
🍾 prejuízo ao ganho de massa muscular
🥃 problemas gástricos (gastrite, úlceras, perda de acidez estomacal retardam a digestão dos alimentos e aumentam o refluxo gastro-esofágico)
🍷 risco aumentado de câncer do trato respiratório, fígado, cólon, mama e reto (o acetaldeído é CARCINOGÊNICO)
🥂 pancreatite aguda ou crônica (má absorção de vitaminas e gorduras)
🍻 danos ao cérebro
🍸 problemas de saúde mental
Reflita: beber de sexta a domingo são 3 dias por semana, em média 12 dias por mês e 144 dias por ano = 40% do ano bebendo. Não há dieta, atividade física, suplementos caros e nem saúde que resista por muito tempo.
Será que não é isso que está interferindo nos seus resultados e te impedindo de atingir os objetivos que tanto deseja?