L-DNA Clinic - Rua Profº Atílio Innocentti, 474 - Conjuntos 401 - Itaim Bibi - São Paulo - SP - 04358-001

(11) 3042-6849

L-DNA Clinic - Rua Profº Atílio Innocentti, 474 - Conjuntos 401 - Itaim Bibi - São Paulo - SP - 04358-001

Atualidades

Jejum intermitente: um bom aliado para o processo de emagrecimento?

Nos últimos tempos, o jejum intermitente tem despertado grande interesse entre aqueles que desejam alcançar uma forma física mais saudável e perder peso. Ele funciona como uma ferramenta para potencializar a saúde, com efeitos positivos sobre doenças crônicas, equilíbrio hormonal, digestão, clareza mental, cognicão e envelhecimento. Mas será que esse método realmente é um bom aliado para emagrecer?

O jejum não deveria ser considerado uma dieta da moda. É um método simples, uma prática milenar, usada em algumas religiões e por razões espirituais, que ganhou força e visibilidade nos últimos anos. O foco do jejum é passar períodos sem se alimentar, ao contrário de uma dieta tradicional onde as pessoas estão sempre preocupadas com o que vão comer.

E agora respondendo a nossa pergunta: SIM, de fato ele pode auxiliar no processo de emagrecimento, principalmente pelos efeitos listados a seguir que ele promove no organismo:


• Biogênese mitocondrial
• Aumento da sensibilidade à insulina
• Maior flexibilidade metabólica
• Lipólise (normalmente acima de 12h)
• Efeito "browning"
• Diminuição da fome (pela melhora da insulina e melhora da resistência à leptina, um dos hormônios ligados à saciedade)

É importante estar bem orientado pois o sucesso do jejum em cada caso reside nos detalhes. Precisamos entender qual o melhor tempo de jejum para cada paciente e saber que existe mais de um tipo de jejum e diferentes protocolos para se seguir. Também é fundamental a maneira como quebrar o jejum, o que comer na janela alimentar, qual tipo de exercícios irá incluir neste período. Não podemos esquecer que ele é contra-indicado em alguns casos como: gestantes, lactantes, crianças, algumas doenças crônicas, mulheres com alterações menstruais severas, dentre outros.

Imaginem se a indústria farmacêutica lançasse uma pílula que trouxesse todos esses benefícios citados para auxiliar no emagrecimento, quanto custaria? Quanto você estaria disposto a pagar?

Essa ferramenta está disponível para todos, com um bom acompanhamento profissional você pode ter resultados incríveis praticando o jejum. 
« Voltar