Atualidades
Inflamação Crônica Subclínica
Uma ameaça silenciosa e devastadora!Você já ouviu falar em inflamação crônica subclínica?
Apesar de não ser um tema muito conhecido é mais importante do que imaginamos! Entenda por quê: ⬇️
Toda vez que nosso corpo é submetido a agressões potencialmente perigosas à nossa integridade física e metabólica ele aciona seu sistema de defesa através de mecanismos inflamatórios. Este processo tem por objetivo combater o agente agressor e eliminá-lo pela liberação de substâncias chamadas citocinas inflamatórias. Um exemplo é quando nos machucamos e o local da ferida fica edemaciado, dolorido, vermelho e quente, isso é uma inflamação aguda. A inflamação aguda pontual e bem resolvida ajuda a manter o equilíbrio do corpo, a chamada homeostasia.
Porém, estímulos constantes aos quais estamos submetidos, sejam eles voluntários ou involuntários geram uma ativação imune persistente, que sobrecarrega o organismo gerando uma inflamação crônica. Quais seriam esses estímulos? Escolhas alimentares ruins (açúcares, carboidratos refinados, gorduras TRANS, alimentos processados, refrigerantes, álcool), fumo, estresse, sedentarismo, toxicidade ambiental (poluição, produtos químicos e metais pesados), gordura visceral e subcutânea (o tecido adiposo é responsável por produzir e liberar uma série de elementos pró-inflamatórios e hormônios).
Quando a inflamação permanece por períodos prolongados as citocinas circulantes danificam nossos órgãos e sistemas. Isso é o gatilho para o desenvolvimento de algumas doenças e de uma vasta gama de situações que comprometem a qualidade de vida como fadiga crônica, doenças cardiovasculares, diabetes, hipertensão, câncer, envelhecimento precoce, neurodegeneração (Alzheimer), depressão e até doenças autoimunes.
Esse processo vai ocorrendo ao longo de anos de forma silenciosa até que gere desequilíbrios, sinais e sintomas. Além de uma avaliação clínica detalhada existem alguns exames que podem ajudar a detectar esta condição precocemente.
Previna-se! Viva mais e viva melhor! O momento ideal de cuidar da sua saúde é quando você ainda não está doente.