Nutrologia e Medicina Funcional
Ganho de massa muscular
O ganho de massa muscular e a perda de gordura é o desejo de muitos homens e mulheres, para isso é necessário disciplina e um conjunto de fatores, como avaliação genética e hormonal, periodização de treinos, adequação da alimentação e suplementação quando necessário.Além da testosterona, existem vários hormônios encontrados tanto em homens quanto em mulheres que influenciam na manutenção e no ganho de massa muscular. A maioria destes hormônios é sintetizada a partir de gorduras e sua produção também é influenciada pela frequência e intensidade das atividades físicas. Para manter um bom equilíbrio hormonal o período de descanso também é de extrema importância. O sono é um período de reparação celular, onde são liberados diversos hormônios e substâncias responsáveis pela regeneração tecidual e crescimento muscular.
A idade também é um fator a ser levado em consideração. A partir dos 30 anos, há declínios no organismo e por volta dos 35, começa a ocorrer perda progressiva de massa magra. Assim, o ganho de massa muscular a partir dessa idade se torna mais difícil, mas com orientação adequada é possível driblar estes processos e obter o resultado esperado.
O ganho de massa muscular acelera o metabolismo, facilitando a queima de gorduras. Além disso, uma musculatura fortalecida ajuda na prevenção de doenças como diabetes, osteoporose e infarto.
Durante a prática de exercícios físicos ocorre a liberação da endorfina, um dos "hormônios da felicidade", que resulta em mais ânimo, melhor disposição física e combate à depressão, podendo ajudar também no sistema cardiorrespiratório.
Para bons resultados é preciso planejamento, orientação profissional e rotina, não existe fórmula mágica. Sua massa muscular é como sua aposentadoria, cuide bem dela!