L-DNA Clinic - Rua Profº Atílio Innocentti, 474 - Conjuntos 401 - Itaim Bibi - São Paulo - SP - 04358-001

(11) 3042-6849

L-DNA Clinic - Rua Profº Atílio Innocentti, 474 - Conjuntos 401 - Itaim Bibi - São Paulo - SP - 04358-001

Atualidades

Fome ou desejo de comer?

A fome e a vontade de comer têm como objetivo a ingestão de alimentos, no entanto, suas motivações são completamente distintas.

A fome é um impulso biológico que se manifesta quando passamos longos períodos sem nos alimentar. Quando a taxa de glicose no sangue diminui, nosso organismo interpreta isso como falta de energia para manter funções vitais, emitindo sinais ao corpo, indicando a necessidade de comer e gerando a sensação de fome. Nesse contexto, sintomas como, fraqueza, dor de cabeça, lentidão nos reflexos e dificuldade de raciocínio podem surgir. Em casos de fome, a maioria dos alimentos costuma ser bem aceito, pois nosso corpo está sinalizando a necessidade de alimentação.

Por outro lado, a vontade de comer é um fenômeno psicológico intimamente ligado às nossas emoções. Podemos experimentar o desejo de comer mesmo após uma refeição, escolhendo, nesses casos, alimentos mais palatáveis e saborosos, como chocolates e doces, que são frequentemente calóricos e pouco nutritivos. A satisfação dessa vontade não ocorre com qualquer alimento, mas está relacionada às emoções associadas a determinados alimentos. Desequilíbrios emocionais podem levar as pessoas a buscar conforto na comida para amenizar sentimentos negativos. Ansiedade, raiva, tristeza e frustração podem desencadear a procura por alimentos específicos como forma de compensação, pois estes alimentos irão promover a liberação momentânea de serotonina de dopamina, neurotransmissores ligados à felicidade e prazer. 

Embora anteriormente pudesse-se pensar que as pessoas obesas simplesmente faziam escolhas racionais ao consumir alimentos calóricos em excesso, a compreensão avançada da medicina e psicologia revela que fatores psicológicos podem representar um obstáculo significativo para resistir à vontade de comer.
Ainda que a vontade excessiva de consumir certos alimentos não seja categorizada como uma doença, alguns profissionais a consideram um distúrbio de comportamento ou transtorno alimentar, que contribui para o risco de obesidade.

É importante destacar que sentir vontade de comer determinados alimentos ocasionalmente é normal; no entanto, se essa vontade for constante, é recomendável procurar entender as razões por trás desse sintoma e buscar melhorias para evitar possíveis complicações.
« Voltar