L-DNA Clinic - Rua Profº Atílio Innocentti, 474 - Conjuntos 401 - Itaim Bibi - São Paulo - SP - 04358-001

(11) 3042-6849

L-DNA Clinic - Rua Profº Atílio Innocentti, 474 - Conjuntos 401 - Itaim Bibi - São Paulo - SP - 04358-001

Atualidades

Distensão abdominal

Quem nunca passou por aquela sensação de desconforto em que a barriga fica inchada, dolorida e com muitos gases... é o que chamamos de distensão abdominal. Mas você sabe por que isso acontece e o que significa?

Para começar é importante entender que este problema é comum, mas NÃO é normal! Estima-se que 1 em cada 5 pessoas sofre com distensão abdominal. Algumas relatam este sintoma apenas quando consomem determinados alimentos e outras diariamente, o que compromete na qualidade de vida.

A distensão abdominal é sinal de que algo não está bem no sistema digestivo e é resultado do excesso de gases produzidos por bactérias do microbioma intestinal. Cada tipo de alimento é digerido e fermentado por um grupo específico de bactérias. Quando há um desequilíbrio nesse microbioma, ou seja, predomínio de determinadas bactérias, o volume de gases produzido por estas também aumenta.

Comer muita carne vermelha, por exemplo, estimula o aumento de bactérias gram-negativas responsáveis pela digestão desse tipo de proteína, as proteobactérias. Estas bactérias produzem muitos gases (aqueles com odores fortes) causando aumento do tamanho da barriga e desconforto.

Outros fatores que intensificam a distensão abdominal:
🔸 Mastigação incorreta: quanto maiores os pedaços de comida que chegam ao estômago e intestino mais difícil e demorada será a digestão. Assim, os alimentos vão permanecer por mais tempo no trato gastrointestinal, fermentando e gerando gases.

🔸 Ingestão de líquidos nas refeições: interfere no funcionamento das enzimas digestivas e no pH estomacal, que precisa ser ácido para digerir certos alimentos.

Estes desequilíbrios prejudicam a absorção dos nutrientes essenciais e geram inflamação no organismo, comprometendo nossa energia, humor e sistema imunológico e aumentando o risco de doenças crônicas.

A boa notícia é que de acordo com a causa da distensão abdominal existem estratégias terapêuticas que podemos instituir para acabar com este problema de uma vez por todas!
 
« Voltar