Atualidades
Disruptores Endócrinos
Eles podem estar na água que bebemos, no ar que respiramos e também nos alimentos que ingerimos.☠️Os disruptores endócrinos são substâncias químicas e sintéticas tóxicas, que estão presentes de diversas formas no ambiente e as quais o corpo é extremamente sensível.
Os estragos que eles provocam em nós não tem fim e estão ligados principalmente a parte hormonal. Eles podem aumentar a produção de alguns hormônios (prolactina) e diminuir de outros, mimetizar hormônios (no estrogênio) se ligando aos seus receptores e impedindo-os de agir corretamente nas células, acumular-se em órgãos que produzem hormônios (testículos e ovários, dentre outros), competir com nutrientes essenciais impedindo a formação de hormônios tireoidianos. Estas ações trazem diversos prejuízos como morte celular prematura, infertilidade, características femininas nos homens, puberdade precoce nas crianças, hipotireoidismo e até mesmo autismo segundo estudos recentes.
Vejam alguns exemplos:
🍼Bisfenol A: usado na produção de copos e potes plásticos, garrafas PET e até na tela de computadores;
🚱Atrazina: um dos herbicidas mais usados e mais prejudiciais do mundo, pode estar em saladas e legumes e também na água;
🚬Tiocianato: fertilizantes, pesticidas e cigarros;
💄Triclosan: agente bactericida encontrado nos produtos de beleza;
💡Metais pesados (alumínio, mercúrio e chumbo): desodorantes e embalagens de alumínio, lâmpadas, termômetros, medicamentos e na água.
Como evitar? Não vamos conseguir nos livrar de todas as armadilhas que nos cercam, mas algumas medidas podem ajudar o excesso de exposição:
♻️substituir potes de plástico por vidro ou livres de BPA;
🥕manter alimentação mais orgânica e natural possível (dê valor aos produtores locais da sua região);
🚯reduzir o consumo de processados e enlatados;
🤡evitar o excesso de cosméticos e produtos de beleza industrializados que contenham metais pesados;
💧utilizar bons filtros de água em sua residência, sempre fazendo a manutenção.
Tendo este conhecimento podemos fazer escolhas mais conscientes no dia a dia, para a nossa saúde e para o meio ambiente.🌎