Atualidades
Dia de Prevenção da Obesidade
“A obesidade é uma doença que o paciente veste todos os dias.”Tantos mitos e preconceitos que envolvem este tema, precisamos falar um pouco mais sobre isso!
Você sabia que obesidade é uma doença multifatorial que envolve fatores genéticos, comportamentais, culturais e fisiológicos? Não é só uma questão de estética e aceitação corporal, vai muito além e merece ser tratada com respeito e seriedade.
Até pouco tempo atrás existia um rótulo, muitas pessoas julgavam que a obesidade consistia apenas num desbalanço entre atividade física e consumo alimentar, hoje sabemos que isso é apenas uma das mais de 57 variações e causas para esta condição.
O tecido adiposo em excesso funciona como uma glândula endócrina, desregulando todo o nosso metabolismo. Veja algumas de suas ações:
🔸alteração dos níveis hormonais: queda de testosterona e adiponectina, aumento dos níveis de estrogênio (mesmo em homens) e de grelina (hormônio da fome), resistência à insulina e à leptina (hormônio da saciedade), aumento da prolactina;
🔸mudanças na microbiota intestinal;
🔸aumento dos marcadores inflamatórios ➡️ base para o surgimento de inúmeros sintomas e doenças crônicas;
🔸aumento do risco de câncer, hipertensão, diabetes e doenças neurodegenerativas;
🔸redução da imunidade e resistência à infecções.
O tratamento ideal consiste em uma avaliação detalhada e uma abordagem individualizada, com uma equipe multidisciplinar. As estratégias variam de acordo com cada caso e podem incluir o uso de medicamentos, mudanças comportamentais e do estilo de vida, hábitos alimentares mais equilibrados, prática de exercício regular e em alguns casos cirurgia.
Estamos juntos nessa luta, vamos abraçar a causa! 🤜🏻🤛🏻