Atualidades
Desequilíbrios Hormonais
𝑶 𝒔𝒆𝒓 𝒉𝒖𝒎𝒂𝒏𝒐 𝒆́ 𝒇𝒆𝒊𝒕𝒐 𝒅𝒆 𝒉𝒐𝒓𝒎𝒐̂𝒏𝒊𝒐𝒔!Como assim Dra.? 🤔 Calma que eu explico 😂
Hormônios são mensageiros químicos que circulam pelo corpo e atuam em 𝑻𝑶𝑫𝑨𝑺 as células. Exercem incontáveis funções e disparam estímulos que nos permitem realizar atividades cotidianas, controlar o apetite, ter uma boa imunidade, manter uma vida sexual sadia e que influenciam no nosso estado de espírito e comportamento. Resumidamente os hormônios fazem a vida acontecer.
Para isso, eles interagem entre si, como se fossem engrenagens, quando uma peça dá defeito ou sai do lugar as outras também não conseguem funcionar bem e as consequências acometem toda a estrutura fisiológica do indivíduo, deflagrando uma série de patologias.
Por exemplo, níveis inadequados de 𝑯𝑶𝑹𝑴𝑶̂𝑵𝑰𝑶𝑺 𝑻𝑰𝑹𝑬𝑶𝑰𝑫𝑰𝑨𝑵𝑶𝑺 estão associados a fadiga, colesterol alto, lentificação do metabolismo, piora da memória, depressão e prejuízo na produção de outros hormônios, como o cortisol pela glândula adrenal. Desregulação nos níveis de 𝑪𝑶𝑹𝑻𝑰𝑺𝑶𝑳 por sua vez ocasiona cansaço crônico, irritabilidade, compulsão por doces e massas, baixa imunidade e alterações no sono.
Níveis baixos de 𝑯𝑶𝑹𝑴𝑶̂𝑵𝑰𝑶𝑺 𝑨𝑵𝑫𝑹𝑶𝑮𝑬̂𝑵𝑰𝑪𝑶𝑺 nos homens e declínio dos níveis de 𝑬𝑺𝑻𝑹𝑨𝑫𝑰𝑶𝑳 e 𝑷𝑹𝑶𝑮𝑬𝑺𝑻𝑬𝑹𝑶𝑵𝑨 nas mulheres está relacionado a maiores riscos de eventos cardiovasculares, resistência insulínica, aceleração do envelhecimento, alterações nos níveis de adrenalina e modificações no humor.
Por outro lado, mulheres com 𝑷𝑹𝑬𝑫𝑶𝑴𝑰𝑵𝑨̂𝑵𝑪𝑰𝑨 𝑬𝑺𝑻𝑹𝑶𝑮𝑬̂𝑵𝑰𝑪𝑨 podem apresentar quadros de enxaqueca, labilidade emocional, ansiedade, tensão pré-menstrual exacerbada, retenção hídrica, celulites em excesso, acúmulo de gordura abdominal e nos quadris.
Algumas causas dos desequilíbrios hormonais:
💢estresse
💢má alimentação
💢disbiose intestinal
💢obesidade
💢sedentarismo
💢sono ruim
💢uso inadvertido de hormônios sintéticos e medicamentos
💢exposição a agentes poluentes e metais pesados
💢envelhecimento
Avaliar estes desequilíbrios e suas causas é uma estratégia focada na manutenção e recuperação da qualidade de vida do paciente e na prevenção. 🧬