Atualidades
Conheça os Dez Mandamentos do Sono de Qualidade
Já conversamos aqui sobre o que o sono faz pelo nosso organismo e hoje quero retomar esse assunto para dizer o que nós podemos fazer para dormir com mais qualidade e aproveitar todos os benefícios de uma boa noite de descanso restaurador.Obviamente, existem fatores fisiológicos mais complexos que prejudicam o sono e dependem de tratamento para serem resolvidos, mas nossa conversa agora é sobre alguns hábitos ruins que desenvolvemos ao longo da vida e que sem percebermos impactam diretamente e, negativamente, o processo natural e todas as etapas do sono.
Uma das estratégias para mudar esse panorama é adotar a rotina de higiene do sono, que segundo a Associação Brasileira do Sono (Absono) consiste em uma intervenção psicoeducacional com recomendações que influenciam a fisiologia do sono e a organização do ciclo vigília-sono.
Na prática, essas recomendações servem para minimizar ou neutralizar os fatores ambientais que impedem uma boa noite de sono:
1 - Apague as luzes, o ambiente deve estar escuro.
2 - O local onde você dorme precisa ser silencioso.
3 - A temperatura do ambiente tem de ser confortável.
4 - Antes de dormir, evite substâncias estimulantes: cafeína, nicotina, açúcar...
5 - Evite também o consumo de bebidas alcoólicas.
6 - À noite, a alimentação deve ser sempre leve.
7 - Procure deitar e levantar nos mesmos horários todos os dias para criar uma rotina para o corpo.
8- As atividades físicas noturnas têm de ser concluídas no mínimo 4 horas antes dormir.
9 - Evite pegar o celular ou computador para resolver tarefas e problemas depois de se deitar.
10 - Antes de dormir tente praticar atividades relaxantes como exercícios de respiração, meditação e ter pensamentos positivos.
Cuidar do sono é fundamental para preservar o sistema cardiovascular, melhorar os mecanismos de defesa do organismo, controlar o peso e garantir disposição para enfrentarmos a jornada diária. Coloque essas dicas em prática!