Atualidades
Tireoide e libido
Tireoide e libido. Dois temas que já foram abordados separadamente aqui no meu feed, hoje voltam no mesmo post devido à importância da relação entre eles. Sim, essa glândula tão importante para tantos sistemas do corpo humano, também influencia no desejo sexual de homens e mulheres.Disfunções tireoidianas podem afetar diretamente a produção de testosterona, progesterona e estrogênio em nível do hipotálamo, o nosso centro de controle localizado no cérebro, e também a produção de testosterona em nível mais periférico, nas células testiculares. Esses hormônios sexuais são imprescindíveis para o processo biológico que desencadeia a primeira das três fases da resposta sexual humana: o desejo.
O hipotireoidismo aumenta os níveis de prolactina, fenômeno que inibe a função sexual masculina e feminina, e os níveis de SHBG, proteína carregadora dos hormônios sexuais. Além disso, o estresse oxidativo, a fadiga e falta de energia, sinais e sintomas clássicos do mal funcionamento da tireoide, contribuem para a indisposição e desinteresse em sexo, nessas horas o simples ato de levantar da cama já pode ser difícil demais!
Portanto, ao notar a perda da libido, converse com seu médico sobre uma avaliação da saúde da sua tireoide. Em muitos casos, esse cuidado é a chave do problema. A Medicina Funcional dispõe de diversas estratégias para a manutenção de um bom funcionamento da tireoide em prol de uma vida sexual saudável e prazerosa. Nem tudo se resume a testosterona quando falamos de libido!