L-DNA Clinic - Rua Profº Atílio Innocentti, 474 - Conjuntos 401 - Itaim Bibi - São Paulo - SP - 04358-001

(11) 3042-6849

L-DNA Clinic - Rua Profº Atílio Innocentti, 474 - Conjuntos 401 - Itaim Bibi - São Paulo - SP - 04358-001

Atualidades

Sono e emagrecimento


Quer perder peso? Então durma!rs [😴]
“É fácil assim Dra.? E eu achando que precisava me movimentar mais para emagrecer!” [🤦‍♀️]
Calma, não é bem assim, vou te explicar o que eu quis dizer com isso! Além das medidas indispensáveis como alimentação correta e atividade física regular, o sono de qualidade é um grande aliado no processo de emagrecimento.
Enquanto dormimos o organismo não para e realiza uma série de ações em nível celular com o objetivo de se "auto restaurar". Uma dessas ações é a liberação de hormônios que regulam o metabolismo e o apetite. A redução da ingesta alimentar associada a um metabolismo que funciona corretamente é o que nos faz chegar a um déficit calórico mais rapidamente e transformar a gordura em energia, evitando o seu acúmulo.

Dos hormônios liberados e regulados durante o sono, dois atuam de no controle do apetite:

[💤] Leptina - fabricada no próprio tecido adiposo e ligada à saciedade/anorexígeno. Grande sinalizadora de reserva energética do organismo: quanto maior o número de adipócitos maior a reserva de triglicerídeos e os níveis de leptina, o que reduz a fome e aumenta o catabolismo (oxidação periférica de gorduras). Ou seja, controla a ingesta alimentar e o gasto energético. A melatonina modula a nossa sensibilidade aos efeitos da leptina.
Obs.: na obesidade esse mecanismo está alterado e há resistência à leptina.

[💤] Grelina - secretada principalmente no intestino e ligada à fome/único orexígeno. Aumenta a ingestão alimentar e reduz o gasto energético. Também interfere na liberação do GH (hormônio do crescimento), que além de outras funções atua na queima de gordura.
Obs: a grelina costuma estar aumentada na obesidade.

Estudos comprovam que pessoas que dormem pouco e mal têm mais dificuldade para melhorar o IMC e as medidas de circunferência abdominal, ambos indicadores de obesidade.

Portanto, meus queridos não basta se alimentar bem, fazer atividade física e tomar suplementos, assim como não basta apenas dormir bem.

O sono de qualidade é MAIS uma ferramenta essencial para o emagrecimento e TEM QUE SER PRIORIZADO, porém, só irá funcionar se estiver dentro do contexto de estilo de vida saudável.
« Voltar