L-DNA Clinic - Rua Profº Atílio Innocentti, 474 - Conjuntos 401 - Itaim Bibi - São Paulo - SP - 04358-001

(11) 3042-6849

L-DNA Clinic - Rua Profº Atílio Innocentti, 474 - Conjuntos 401 - Itaim Bibi - São Paulo - SP - 04358-001

Atualidades

Semana Mundial de Amamentação

Estamos na Semana Mundial de Amamentação, período simbólico para conscientizar a população sobre a relevância de amamentar, falar sobre os benefícios e dificuldades.

Amamentar é um ato de conexão profunda entre mães e filhos, o leite materno é mais que um alimento, é modulador imunológico, rico em nutrientes, passa anticorpos e células de defesa para o bebê, modifica a microbiota intestinal dos pequenos, é importante para o desenvolvimento físico e cognitivo saudável, e se adequa às necessidades da criança.

Na prática isso significa menos internações por diarreia, infecções respiratórias, alergias e desnutrição, promovendo a queda da mortalidade infantil. Bebês amamentados também têm menos chances de diabetes e obesidade no futuro.

Para que os benefícios aconteçam, a nutriz deve ter uma alimentação balanceada e individualizada, se possível, acompanhada por um profissional experiente no tema.

Para quem já vivenciou ou sabe tudo isso: maravilha! O problema é que a desinformação é motivo de altas taxas de desmame precoce no mundo.

A ideia dessa semana não é causar desconforto nas famílias em que a amamentação não foi viável e sim informar para que cada vez mais pessoas possam e queiram tentar; garantir que esse tema importantíssimo faça parte de políticas públicas e da sociedade ; chamar a atenção para a necessidade de leis de proteção à maternidade mais efetivas, de investir em campanhas e programas de promoção à amamentação. É uma responsabilidade que deve ser compartilhada por todos, não apenas pelas mães que também enfrentam outros desafios no puerpério.
Amamentar não é fácil, e nem tão instintivo e romântico. Dependendo da realidade, nem sempre ela é possível, e está tudo bem também nestes casos! Todas são mães incríveis! Não cabe julgamento, vergonha ou culpa, o peito não é a única forma de amor, o vínculo com o bebê se dá de inúmeras maneiras, não apenas pelo leite.
Converse com sua equipe multidisciplinar sobre as técnicas e dificuldades da amamentação, seus medos e dúvidas, sobre alimentação e também como fazer a complementação alimentar do bebê da melhor forma, caso seja necessário.

Vale a pena tentar e investir, seja lá por quanto tempo for!
« Voltar