Atualidades
Quantas horas devo ficar de jejum?
[⏱️] Depende! O tempo de jejum está diretamente relacionado com os objetivos, rotina, quadro de saúde, idade e tipo de atividade física que cada um realiza. Para facilitar o entendimento, separei algumas possibilidades de estratégia:[⚖️] Perder peso, desinflamar, diminuir níveis de insulina
16-18h de jejum de 2 a 3x na semana. Nesse período as células realizam a biogênese mitocondrial, estímulo à produção de mais energia, a betaoxidação/queima de gorduras e a cetoadaptação (passa a utilizar gorduras como fonte de energia).
[💪🏼] Ganho de massa muscular
Se tem dificuldade de ganhar massa e está querendo hipertrofia recomendamos o jejum fisiológico de 12h.
[⚛️] Autofagia (fenômeno em que ocorre regeneração celular fortalecendo o organismo contra doenças e promovendo longevidade)
Períodos mais longos, 18-24h de jejum 2x por semana. Necessita ser orientado por um profissional de acordo com sua capacidade de cetoadaptação.
[🏋🏼] Intensidade do exercício
Quanto maior a intensidade do treino menor é o tempo de jejum recomendado. Para exercícios de força necessitamos das reservas de glicogênio muscular, por isso não indicamos jejuns superiores a 16h no dia do treino.
[🥗] A dieta
A dieta seguida nas janelas de alimentação influencia nas horas de jejum. Em dietas muito restritas de carboidratos devemos começar aos poucos com jejuns fisiológicos de 12h. Depois que o paciente se adapta pode ir aumentando devagar para 14h, 16h ou 18h de 2 a 3x por semana. Dietas cetogênicas potencializam a flexibilidade metabólica e a otimizam a resposta ao jejum.
[🧒🏼] [👴🏻] Faixa etária
Para crianças em fase de crescimento e idosos o jejum indicado é o fisiológico de 12h. Tem que ter cuidado com o aporte adequado de nutrientes ao longo do dia. Idosos vão perdendo o apetite e a capacidade digestiva é limitada. O ideal é comer pequenas porções, mais vezes ao longo do dia.
[🚫] Patologias
Pessoas com doença pré existentes como distúrbios emocionais e alimentares, diabéticos tipos 1 e 2 (descompensado) também devem evitar o jejum.
#VivaMaisVivaMelhor
#HábitosSaudáveis
#Saúde
#Longevidade
#medicinafuncional
#DraBrunaLicio
#jejumintermitente