L-DNA Clinic - Rua Profº Atílio Innocentti, 474 - Conjuntos 401 - Itaim Bibi - São Paulo - SP - 04358-001

(11) 3042-6849

L-DNA Clinic - Rua Profº Atílio Innocentti, 474 - Conjuntos 401 - Itaim Bibi - São Paulo - SP - 04358-001

Atualidades

Qual importância você dá para sua mastigação?

Sabia que só o fato de pensar e olhar para o alimento gera um estímulo no córtex cerebral que faz o organismo se preparar para receber a comida através do aumento das secreções salivar, gástrica e pancreática?

Quando o alimento é levado à boca iniciamos então a MASTIGAÇÃO, processo tão importante e tão ignorado diante das rotinas corridas.

Mastigação é a primeira etapa da digestão, o objetivo é triturar os alimentos sólidos para serem digeridos com mais facilidade. A saliva contém enzimas digestivas, como a amilase, que desagrega os nutrientes em moléculas menores e substâncias de efeito antimicrobiano (lisozima, peroxidase e IgA), que protegem o organismo contra microorganismos invasores. Assim formamos um bolo alimentar lubrificado pelo muco salivar, facilitando seu trajeto por todo o trato gastrointestinal.

Alimentos mal mastigados chegam ao estômago em pedaços grandes, dobrando o trabalho e o tempo para digerí-los e aumentando a chance de refluxo e sintomas como empachamento e azia.

Além disso, o corpo precisará direcionar boa parte do fluxo sanguíneo para que o estômago possa trabalhar, sobrando menos oxigenação para outros órgãos, inclusive o cérebro. Já parou para pensar que o sono muito acentuado após o almoço pode não ser normal?

No intestino, estes pedaços de alimentos que não foram pré-digeridos ficarão mais tempo “passeando” e fermentando, gerando gases e distensão abdominal e ocasionando a proliferação de grupos de bactérias nocivas, que podem provocar disbiose intestinal e sobrecarga do sistema imunológico. A falta de mastigação também está relacionada à má absorção de nutrientes, originando carências nutricionais mesmo quando o cardápio é saudável.

Como se não bastasse todas essas funções, a mastigação tem um papel fundamental na via de sinalização de saciedade. Quantas vezes comemos tão rápido que nem dá tempo de nos sentirmos saciados? A adesão à dieta melhora muito quando mastigamos mais.

Dicas práticas: mastigue devagar, pelo menos 20 a 40 vezes cada alimento, sem pressa de engolir e não tome líquidos durante as refeições.

Adote esses hábitos simples e gratuitos e melhore significativamente a sua saúde digestiva.
« Voltar