Atualidades
Por que seu ácido úrico está elevado?
Tenho certeza que se eu abrir uma caixinha de perguntas nos stories querendo saber o que causa o aumento do ácido úrico no organismo, a maior parte das pessoas vai culpar o consumo de álcool, carne vermelha e feijão, alimentos ricos em purinas, compostos que quando metabolizados formam o ácido úrico.A resposta não está errada, mas também não está completa. O excesso de ácido úrico conhecido por se depositar nas articulações causando inflamação e dor, a chamada gota, tem muitas outras importantes causas que na maioria das vezes são negligenciadas. É por isso que algumas pessoas, mesmo reduzindo o consumo de álcool e desses alimentos, permanecem com os sintomas e com a alteração no exame.
E quais são as outras causas?
Consumo excessivo de carboidratos de alto índice glicêmico (açúcar refinado, massas, pães): aumentam a insulina, que por sua vez aumenta a reabsorção de ácido úrico pelos rins, prejudicando a sua eliminação e fazendo acúmulo no sangue.
Consumo de frutose adicionada em produtos industrializados como biscoitos recheados, sorvete, sucos de caixinha, barrinhas de cereal e doces industrializados.
Estresse oxidativo: quando os radicais livres produzidos pelo organismo são maiores que as defesas antioxidantes.
Disfunção mitocondrial: mitocôndrias são organelas celulares com importante papel na produção de energia. Quando elas estão em número reduzido ou disfuncionais, isso prejudica a capacidade de produção de energia na forma de ATP e faz com que o ATP seja degradado, gerando ácido úrico.
Ainda podemos incluir nessa lista as interações medicamentosas (uso de aspirina, alguns diuréticos, betabloqueadores, levodopa), desidratação e longos períodos em jejum. Ou seja, claramente quando há aumento de ácido úrico existe alteração no metabolismo! Não é à toa que a hiperuricemia já foi associada a condições como pressão alta, obesidade, disfunção erétil, risco de doenças cardiovasculares (como infarto e AVC) e neurodegerativas (como Alzheimer), e outras causas de mortalidade.
Entenderam agora por que a resposta não estaria completa? Mais importante que isso é saber que ao investigar o aumento de ácido úrico no organismo é necessário uma visão mais abrangente!