L-DNA Clinic - Rua Profº Atílio Innocentti, 474 - Conjuntos 401 - Itaim Bibi - São Paulo - SP - 04358-001

(11) 3042-6849

L-DNA Clinic - Rua Profº Atílio Innocentti, 474 - Conjuntos 401 - Itaim Bibi - São Paulo - SP - 04358-001

Atualidades

7 passos para o equilíbrio hormonal

Equilíbrio hormonal é um requisito básico para o bem-estar e longevidade. Os hormônios têm funções essenciais como: crescimento, disposição, desejo sexual e fertilidade, desenvolvimento cognitivo, reparo celular, funcionamento de órgãos vitais e manutenção da saúde física e mental.

Mais incrível do que a importância dos hormônios é poder mantê-los em níveis considerados saudáveis por meio do estilo de vida em muitos casos. Selecionei 7 passos que ajudam a manter o equilíbrio hormonal:

1 - Sono restaurador
O aumento de melatonina à noite protege a glândula pineal, responsável pelo controle da integridade e ciclicidade dos sistemas neuroendócrino, sexual e imunológico, interferindo nos níveis de hormônios como testosterona, progesterona, cortisol e hormônio do crescimento. Durante o sono também há regulação de hormônios relacionados com apetite e saciedade, como a grelina e a leptina.

2 - Gerenciamento do estresse
O estresse está relacionado a quase 60% das doenças e pode bagunçar os hormônios! Adrenalina, noradrenalina e cortisol liberados frente ao estresse aumentam o risco de infarto e AVC.

3 - Atividade física
A rotina de exercícios ajuda a controlar os níveis de insulina e potencializar sua ação. Isso evita diabetes e outros transtornos endócrinos. Além disso, estimula a produção e a ação da testosterona.

4 - Alimentação adequada
Açúcar é altamente inflamatório, prejudica o funcionamento das glândulas e desregula os níveis de insulina. Já as gorduras boas são matéria-prima para a produção hormonal.

5 - Controle de Vitamina D
A vitamina D faz parte de dezenas de processos metabólicos e de produção hormonal. Esse nutriente é imprescindível na forma e na quantidade certa.

6 - Evitar excesso de toxinas ambientais
O sistema endócrino é altamente sensível à ação dos poluentes ambientais, provocando diversos tipos de desequilíbrio hormonal.

7 - Controle do peso
A gordura corporal em excesso funciona como um órgão endócrino, produzindo hormônios e citocinas inflamatórias que comprometem o metabolismo.

É fato que esses 7 passos não são tão simples, mas com dedicação e a ajuda profissional é possível conquistar o equilíbrio hormonal que o seu corpo precisa.
« Voltar