L-DNA Clinic - Rua Profº Atílio Innocentti, 474 - Conjuntos 401 - Itaim Bibi - São Paulo - SP - 04358-001

(11) 3042-6849

L-DNA Clinic - Rua Profº Atílio Innocentti, 474 - Conjuntos 401 - Itaim Bibi - São Paulo - SP - 04358-001

Atualidades

O que é Intestino Permeável?

A Síndrome do Intestino Permeável é um problema que acomete cerca de 80% das pessoas. Boa parte delas nem sabe e acaba convivendo com os problemas decorrentes por falta de diagnóstico e tratamento adequado.

Vamos tentar entender o que é o Intestino Permeável, também chamado de Leaky Gut?

No intestino nós temos uma barreira epitelial intestinal, o GALT (tecido linfático), a microbiota e uma rede neuroendócrina, que controlam o equilíbrio imunológico do organismo. A integridade desta barreira protetora regula a permeabilidade intestinal, a grosso modo: o que vai passar e ser eliminado e o que vai entrar para dentro do corpo.

Para manter esta barreira eficiente e impermeável é preciso que as tight junctions estejam íntegras e bem fechadas. Essas junções tem a função de unir uma célula do epitélio intestinal à outra, sem deixar espaços entre elas.

Se a microbiota está desequilibrada e a barreira apresenta algum tipo de falha, ocorre passagem de toxinas, alimentos mal digeridos e translocação bacteriana para a corrente sanguínea, um “vazamento” digamos assim (daí o termo em inglês Leaky Gut). Como o corpo não reconhece essas substâncias, ele entende isso como um ataque e dá origem a reações imunológicas, produção de citocinas inflamatórias e radicais livres, que prejudicam o funcionamento de diversos órgãos e promovem o aparecimento de alterações metabólicas, endotoxemia e inflamação de baixo grau. Isso pode ser o gatilho para doenças autoimunes como tireoidite de Hashimoto e psoríase, quadros de enxaqueca, diabetes, obesidade e síndrome metabólica.

O que causa o intestino permeável?

Maus hábitos alimentares! Alimentos inflamatórios em excesso (como leite e derivados, açúcar, carne vermelha, farináceos, glúten), alimentos ultraprocessados cheios de química, agrotóxicos, bebidas alcoólicas, medicamentos e até mesmo cafeína em grandes quantidades.

A deficiência de alguns nutrientes também pode prejudicar a função da barreira intestinal, especialmente as vitaminas A e D, zinco e magnésio.

Cuide bem do seu intestino - sua saúde agradece!
« Voltar