Atualidades
Inflamação X Envelhecimento
Acredito que o conceito de inflamação é relativamente conhecido e muitos já compreendem se tratar de uma resposta do organismo a agentes agressores, sejam eles vivos (vírus, bactérias, fungos, parasitas) ou não vivos (toxinas ambientais, estresse, alimentos). Mas é importante compreender como a inflamação pode acelerar o envelhecimento e desencadear doenças que comprometem a qualidade e expectativa de vida, o chamado "inflamm-aging".Toda inflamação começa em nível celular, em seguida ocorre a liberação de substâncias inflamatórias pela célula “doente” que vão contaminando as células ao redor. Estas células disfuncionais submetidas à inflamação e estresse oxidativo perdem a capacidade de se dividir e de reparar danos e vão envelhecendo e morrendo.
Bom, se as células vão morrendo e perdendo sua capacidade conter as agressões microscópicas começam a surgir problemas nos órgãos maiores e condições clínicas e doenças como diabetes, hipertensão, demências, envelhecimento acelerado da pele, alterações no metabolismo, dores e fadiga crônicas, deficiências na produção hormonal, aparecimento de câncer e de doenças autoimunes.
O que desencadeia essa inflamação?
🔥Alimentação ruim (em qualidade e quantidade, na hora errada, excesso de produtos industrializados)
🔥Disbiose intestinal (microbiota alterada e aumento da permeabilidade intestinal)
🔥Tabagismo
🔥Excesso de álcool
🔥Obesidade
🔥Sedentarismo
🔥Exposição à poluição, metais pesados, agrotóxicos
🔥Estresse, ansiedade, depressão
🔥Pensamentos negativos
🔥Sono ruim
Como podemos reduzi-la favorecendo um envelhecimento mais gradual e saudável?
Principalmente através de mudanças no estilo de vida! Além destes pilares básicos podemos adicionar uma série de suplementos que nos ajudam a combater a inflamação e proteger as nossas células.
Na Medicina Funcional fazemos uma avaliação clínica completa e solicitamos marcadores inflamatórios sanguíneos. Em algumas situações podemos fazer exames ainda mais específicos como o inflamograma e o teste da idade biológica (que avalia o comprimento dos telômeros) - mas isso é papo para outro post!
Como você quer envelhecer? Repense nas suas escolhas diárias 😉