L-DNA Clinic - Rua Profº Atílio Innocentti, 474 - Conjuntos 401 - Itaim Bibi - São Paulo - SP - 04358-001

(11) 3042-6849

L-DNA Clinic - Rua Profº Atílio Innocentti, 474 - Conjuntos 401 - Itaim Bibi - São Paulo - SP - 04358-001

Atualidades

Glutamina

Glutamina faz parte do grupo dos aminoácidos não essenciais, ou seja, que são sintetizados pelo nosso próprio organismo. Os aminoácidos são nutrientes que se combinam para formas proteínas e são responsáveis por auxiliar funções vitais como se desenvolver, regular a expressão gênica, reparar tecidos e ativar vias metabólicas.

Muitas pessoas associam a glutamina somente à construção de músculo, mas ela merece destaque por sua importante ação intestinal. É uma das principais fontes de combustível para as células do trato digestivo, principalmente dos enterócitos, ajudando na absorção de vitaminas e minerais, aumentando a taxa de renovação do epitélio e atuando também na síntese de novas tigh junctions (estruturas que unem uma célula intestinal à outra), contribuindo para manter a integridade da barreira intestinal. A barreira íntegra é fundamental para o bom funcionamento do sistema imunológico e manutenção da saúde como um todo.

Confira outros benefícios da glutamina:

📌Recuperação da mucosa em casos de gastrite, esofagite, leaky gut, constipação ou diarréia, doenças inflamatórias intestinais
📌Melhora da resposta imunológica contra fungos, bactérias e vírus
📌Importante nutriente para a fase II de detoxificação hepática
📌Precursora da glutationa, um poderoso antioxidante que nos protege contra o excesso de radicais livres
📌Manutenção da massa magra
📌Reduz episódios de espasmos musculares
📌Melhora a concentração e memória
📌Aumenta o desempenho esportivo

Isso significa que todos devem suplementar glutamina? Não! Em algumas situações ela pode ser até contraindicada, como é o caso de determinados tipos de câncer.

Para fazer o uso correto da glutamina é importante consultar um médico ou nutricionista capacitado. Afinal, a suplementação tem que respeitar a individualidade de cada um, levando em conta hábitos alimentares (balanço entre macronutrientes), condição intestinal, atividade física e/ou determinadas circunstâncias clínicas de maior estresse para o organismo, ex.: grandes queimados e atletas de alta performance.

❕Lembre-se que a suplementação não substitui a comida de verdade e não funciona se o básico não for corrigido❕
« Voltar