Atualidades
Fatores que prejudicam a fertilidade
A OMS estima que cerca de 20% dos casais apresentam algum tipo de problema de infertilidade, cujas causas diversas podem ser tanto relacionadas à mulher quanto ao homem. Entre as causas mais conhecidas estão: idade avançada e problemas específicos do aparelho reprodutor.Na visão da Medicina Funcional, muitos outros fatores são prejudiciais à fertilidade. Vejam alguns:
[🍟] Alimentação inflamatória
[⭕] Sobrepeso e Obesidade
[💤] Dormir pouco
[🤯] Estresse
[⚠] Sedentarismo
[💊] Deficiência de vitaminas e minerais
[🧬] Disruptores endócrinos: metais pesados, plásticos, produtos químicos, poluição do ar
[📵] Poluição eletromagnética (celulares, computadores e outros aparelhos eletrônicos)
[☕] Consumo exagerado de cafeína
[🩸] Disfunções hormonais
[🚬] Cigarro
[🍺] Excesso de bebida alcoólica
[💉] Uso incorreto de esteroides anabolizantes
A maioria destes fatores gera estresse oxidativo e inflamação crônica subclínica no organismo, o que irá interferir na produção hormonal (principalmente estradiol nas mulheres e testosterona nos homens); prejudicar a produção dos espermatozoides (danos no DNA e na membrana celular dos mesmos, redução na contagem e motilidade, modificação da sua morfologia); alterar a ovulação, reserva ovariana e qualidade dos folículos ovarianos; aumentar as taxas de abortamento (terreno biológico despreparado) e o índice de mutações.
Agora você percebe por que os casos de infertilidade têm aumentado tanto nos últimos anos?
Um estudo realizado pela Escola de Saúde Pública da Universidade de Harvard, nos Estados Unidos, feito com mais de 17 mil mulheres, constatou que a melhoria do estilo de vida pode reduzir em até 80% alterações ovulatórias quando comparadas às mulheres que continuaram com hábitos inadequados.
Lembre-se: pais saudáveis geram filhos saudáveis, a preparação é do homem e da mulher e deve começar bem antes do casal decidir ter filhos.
#VivaMaisVivaMelhor
#MedicinaFuncional
#DraBrunaLicio
#VidaSaudável
#Fertilidade
#Infertilidade
#ReproduçãoHumana
#Prevenção
#Filhos