Atualidades
Estresse e doenças autoimunes
Os prejuízos causados à saúde pelo estresse vão além dos sinais e sintomas já conhecidos. A literatura médica aponta que a imunidade é uma das funções fisiológicas mais impactada com mudanças no estado emocional.E a relação do estresse com as doenças autoimunes?
🤯Sobrecarga do sistema imunológico:
🔺aumenta produção de citocinas inflamatórias;
🔺diminui habilidade do organismo “desligar” respostas imunes exacerbadas
🔺aumenta níveis de adrenalina, que quando sobressalente será oxidada, gerando radicais livres e estresse oxidativo
Isso gera disfunções e respostas imunes exageradas, o que pode levar ao aparecimento de doenças autoimunes.
🤯Epigenética:
Estresse, condições sociais, hábitos alimentares e estilo de vida influenciam um dos nossos processos biológicos mais básicos: a expressão dos genes. Os genes não se modificam, MAS de acordo com a forma que levamos a vida temos a capacidade de silenciar genes ou estimular a sua expressão.
Estresse e hábitos ruins podem ser gatilhos para autoimunidade em pessoas geneticamente suscetíveis.
🤯Alimentação e inflamação:
🔺sob estresse nossas preferências alimentares mudam, tendendo para alimentos mais gordurosos e açucarados ➡️ obesidade e sobrepeso ➡️ inflamação
🔺má alimentação altera a permeabilidade e microbiota intestinal ➡️ dano à barreira imunológica intestinal ➡️ entrada de toxinas ➡️ inflamação de baixo grau circulando pelo corpo e sobrecarga das vias de detoxificação
Quanto mais inflamação e intoxicação pior o ambiente para o controle de doenças autoimunes!
Um estudo publicado pelo periódico JAMA, em 2018, mostrou que pessoas que sofrem com estresse têm o risco de desenvolver doenças autoimunes aumentado em 36%. Nas pessoas com diagnóstico de Transtorno de Estresse Pós Traumático (TEPT) o risco aumenta para 46%.
E como manejar o estresse para evitar o surgimento e controlar os danos provocados pelas doenças autoimunes?
Além de mudanças alimentares, prática de atividade física e até mesmo alguns fitoterápicos e suplementos que ajudam, na Medicina Funcional falamos muito sobre as TERAPIAS CORPO-MENTE como: meditação, yôga, música, espiritualidade, aromaterapia, incentivo à integração social, dentre outras.