Atualidades
Epigenética
A genética carrega a arma e o estilo de vida dispara os tiros.De forma bem resumida, o conceito de epigenética pode ser apresentado como a ciência que estuda modificações na EXPRESSÃO e FUNÇÃO de alguns genes ao longo da vida, sem alterações estruturais na sequência do DNA. Essas mudanças interferem no funcionamento do organismo, aumentam as chances de desenvolvermos doenças crônicas e podem ser passadas de uma geração para a outra.
E como isso ocorre?
De acordo com os estímulos do ambiente nosso código genético pode sofrer alterações químicas para se adaptar, ou seja, genes podem ser ativados ou desativados (ligados ou desligados) através de mecanismo epigenéticas complexos (metilação do DNA, modificação de histonas, dobramento da cromatina, ação regulatória de micro-RNAs). Apenas 20% dos nossos genes estão constantemente ativados, nossas atitudes e condições que vivemos irão determinar se os demais serão ativados ou não!
Quais são estes estímulos que influenciam nos mecanismos epigenéticos?
🔸Dieta
🔸Atividade física
🔸Sono
🔸Estresse
🔸Composição corporal
🔸Inflamação
🔸Exposição à toxinas ambientais (cosméticos, produtos de limpeza, poluição, agrotóxicos, metais, plásticos)
🔸Celulares e redes wi-fi
🔸Pensamentos, sentimentos e ações
Vejam como não é somente o número de genes que determina a nossa complexidade biológica, mas também a interação dos genes entre si e com o meio (interno e externo).
É importante ressaltar que em algumas fases da vida essas mudanças tem maior impacto, como no desenvolvimento embrionário e na infância por exemplo, o que não significa que não devemos nos atentar a estes estímulos na fase adulta.
Assim como na Medicina Funcional, na epigenética o estilo de vida saudável é primordial para a prevenção e tratamento de doenças. Portanto, mesmo quando uma pessoa tem predisposição desfavorável (herança genética) uma rotina saudável reduz significativamente as chances de essas doenças se manifestarem.
Genética não é destino! 🙏🏻