Atualidades
Conheça os alimentos que atrapalham o seu sono
Um dos pilares da vida saudável é o sono de qualidade. Uma noite bem dormida recarrega nossas energias e permite que o organismo execute tarefas essenciais como a renovação celular, regulação do apetite, produção hormonal, produção de neurotransmissores que influenciam no humor, combate à inflamação, entre tantas outras superimportantes.Uma boa dica para aplicar o resto da sua vida na sua saúde é: PRIORIZE O SEU SONO! 😴🛏
E você sabia que um dos comportamentos que mais interferem no sono é a alimentação que fazemos à noite? 🍽
Pode parecer besteira, mas pequenas mudanças neste hábito podem trazer grandes melhorias na qualidade do sono.
O que comemos e o horário que comemos faz toda a diferença. Carne vermelha, por exemplo, demora para ser digerida, demandando que o corpo continue trabalhando por horas seguidas mesmo depois de deitar, o que torna o sono mais superficial. Já os alimentos fermentativos geralmente provocam gases, trazendo sensação de estufamento e desconforto na hora de dormir, são exemplos deste grupo: excesso de alho e cebola; leguminosas como grão de bico, lentilha e feijão; alguns tipos de queijos; vegetais como brócolis e couve-flor, dentre outros.
Cuidado também com alimentos ou condimentos diuréticos e irritantes das vias urinárias (ex: alho poró, aipo, canela, pimenta), eles podem te fazer acordar várias vezes à noite para fazer xixi.
O consumo de substâncias estimulantes à noite como café, chocolate, açúcar, chá verde, mate e bebidas alcoólicas, dificulta o início do sono e mantê-lo nos estágios necessários.
Vale lembrar que comer em excesso antes de dormir promove a estocagem de energia, que ao não ser gasta, vira ganho de peso não intencional e eleva os níveis de insulina, aumentando o risco ou agravando quadros de diabetes, excesso de colesterol ou triglicérides.
Na arte desse post, selecionei algumas orientações que vão ajudar quem deseja mudar os hábitos alimentares noturnos e consequentemente melhorar a qualidade do sono.
Que tal testar essas medidas antes de recorrer a medicamentos para dormir?
Se ficou alguma dúvida sobre esse tema, compartilhe aqui, será um prazer te responder!