Atualidades
Compulsão por doces
Vontade de comer um docinho é absolutamente normal e, se o consumo for esporádico, não há mal algum! [🍫] [🍩]O problema é quando vira uma compulsão, prejudicando sua saúde e comprometendo esforços e resultados.
A compulsão por doce pode estar comumente associada a alguns fatores:
[🔸] Hábito
O que fazemos repetidamente cria hábitos, sejam eles bons ou ruins! Se acostumar seu corpo com o açúcar sempre terá vontade, ele ativa receptores cerebrais que causam vícios.
Se isso está atrapalhando os seus resultados experimente diminuir gradativamente ou cortar por alguns dias para mudar este padrão.
[🔸] Erros de alimentação
O consumo exagerado de carboidratos refinados (farináceos e açúcar) desregula os níveis de glicose e insulina e provoca mais desejo por doces. Evitar esses alimentos é o primeiro passo para reduzir a compulsão. Dê preferência ao carboidrato das raízes.
[🔸] Falta de nutrientes
Carência de magnésio e cromo aumenta o desejo por doces. Reforce seu cardápio diário com fontes desses dois nutrientes: abacate, banana, amêndoas, cacau em pó, grão de bico, leguminosas e sementes.
[🔸] Baixo consumo de gorduras boas e/ou proteínas
Se faltam gorduras boas e proteínas boas no seu prato, com certeza a saciedade será menor e isso abre caminho para a vontade de doces. Equilibre suas refeições, inclua boas fontes de gordura como azeite extra-virgem, castanhas e proteínas como ovo e peixe.
[🔸] Ansiedade
Uma das principais causas da compulsão alimentar! Reavalie seu comportamento e o que vem acontecendo na sua vida que pode ser gatilho para a ansiedade. Não hesite em procurar ajuda.
[🔸] Restrições alimentares
Cuidado com dietas muito restritivas sem acompanhamento profissional, isso pode gerar carências nutricionais e piorar o quadro de quem já tem uma tendência à compulsão.
Sabe aquela economia nos outros alimentos para poder comer o docinho depois?
Um erro super comum é a pessoa querer emagrecer de qualquer jeito, passar o dia todo com alimentação mega restrita e à noite atacar um monte de besteiras!
Agora você sabe: vontade frequente de comer doces pode ser sinal de que algo não está bem. Se achar que precisa, faça uma avaliação individualizada e veja como pode aprender a equilibrar.