L-DNA Clinic - Rua Profº Atílio Innocentti, 474 - Conjuntos 401 - Itaim Bibi - São Paulo - SP - 04358-001

(11) 3042-6849

L-DNA Clinic - Rua Profº Atílio Innocentti, 474 - Conjuntos 401 - Itaim Bibi - São Paulo - SP - 04358-001

Atualidades

Candidíase de repetição

De acordo a Federação Brasileira das Associações de Ginecologia e Obstetrícia (Febrasgo), mulheres que têm quatro ou mais episódios de candidíase no período de um ano, podem ser diagnosticadas com candidíase de repetição.

Muitas dessas mulheres redobram os cuidados com a higiene pessoal, aplicam cremes prescritos pelos médicos e fazem uso de antifúngicos por via oral, mas mesmo assim continuam tendo dificuldade para ficarem livres dessas infecções. Por que?

Maus hábitos alimentares, sobretudo o alto consumo de açúcares e alimentos fermentativos como laticínios e vinho, por exemplo, excesso de uso de medicamentos e até estresse causam o desequilíbrio não somente das bactérias ruins no intestino, mas também estimulam o crescimento de fungos que vivem por lá, gerando a disbiose fúngica.

Entre esses fungos está a Candida Albicans. Quando em excesso num intestino permeável e em momentos de baixa imunidade ocorre a sua translocação para a vagina, um ambiente favorável para proliferação, dando origem à candidíase vaginal.

Esse crescimento descontrolado de fungos no intestino pode criar o chamado biofilme, uma camada na parede do intestino que é difícil de ser removida somente com tratamentos convencionais e que prejudica as funções do aparelho digestivo.

Além disso, estes fungos também podem migrar para outros tecidos e produzem micotoxinas, substâncias inflamatórias capazes de causar a Síndrome Fúngica, um conjunto de sinais de sintomas como: cansaço crônico, queda de cabelo, dermatite seborréica, gases e distensão abdominal, desejo intenso por doces, estresse, alterações no humor, ansiedade e desequilíbrios hormonais.

Portanto, é fundamental que junto com o tratamento tradicional ginecológico, ocorra também uma adequação da dieta que pode incluir a restrição temporária de alimentos que sustentam esse ciclo de repetidas infecções. Alguns suplementos como ômega 3, magnésio, equinácia purpúrea, óleo de côco e de orégano, entre outros compostos, são antifúngicos naturais e favorecem o equilíbrio do microbioma intestinal.

Aliar as ferramentas da Medicina Funcional ao cuidado ginecológico é uma excelente forma de combater a candidíase de repetição. 💁🏼‍♀️🙂
« Voltar