Atualidades
Ansiedade
Desde 2017, o Brasil é o país que registra a maior taxa de ansiedade do mundo, segundo a Organização Mundial de Saúde. Um levantamento realizado em 2020 pelo Ministério da Saúde constatou que 86,5% da população apresenta algum tipo de ansiedade. [😟]Além de fatores ambientais, mentais e emocionais, essa estatística certamente abrange fatores fisiológicos e comportamentais que também causam ou contribuem para agravar quadros de ansiedade. [🧠]
Disbiose intestinal é um dos principais! Já falamos anteriormente sobre a conexão do intestino com o cérebro, então tudo o que afeta negativamente o funcionamento do intestino e a microbiota tem consequências na saúde mental, por exemplo: uso frequente e inadvertido de antibióticos e medicamentos inibidores da bomba de prótons (omeprazol, pantoprazol…), alta ingesta de bebidas alcoólicas, farináceos, alimentos processados e carboidratos refinados; dieta pobre em nutrientes como as vitaminas B6 e B12, ômega 3, zinco, magnésio e aminoácidos precursores de neurotransmissores (GABA, serotonina, dopamina).
Outros fatores que pioram os quadros de ansiedade são: sedentarismo, sobrepeso e obesidade.
Nessa frente, a Medicina Funcional e mudanças do estilo de vida podem ajudar. Algumas ferramentas como:
[🍽] Jejum intermitente
[🧹] Detox Intestinal
[🏋🏼♀️] Atividade física regular
[💤] Sono de qualidade
[🥗] Dieta anti-inflamatória e rica nutrientes
[💊] Suplementação (GABA, 5HTP, adaptógenos, vitamina D, vitaminas do complexo B, zinco, magnésio, ômega 3)
[🧬] Regulação do eixo hormonal (avaliar cortisol, DHEA, estrogênio, progesterona, testosterona)
[🍶] Hidratação
[🧘🏼♂️] Meditação e Yôga
[💆🏻♀️] Acunpuntura
[🌸] Aromaterapia e outros terapias integrativas
Quando o tratamento da ansiedade e outros transtornos mentais é feito de forma multidisciplinar os resultados são melhores e mais duradouros! Lembrem-se: algumas das medidas citadas acima só devem ser feitas sob orientação de um profissional capacitado.
Fique atento à sua saúde, conecte-se com o seu corpo e ao perceber sinais e sintomas de ansiedade busque ajuda. [🔍]