Atualidades
8 erros comuns cometidos por quem tenta emagrecer
Independentemente da motivação, seja por consciência e cuidado com a saúde ou por motivações que envolvem o senso estético e vaidade, emagrecer é o objetivo de muita gente. O problema é que atingi-lo de forma segura e saudável não é tão simples e nem tão imediato como a maior parte das pessoas quer.Pensando nisso, decidi fazer esse post com 8 erros muito comuns do emagrecimento:
1 - Falta de um planejamento personalizado
Cada organismo tem necessidades e funcionamento diferente do outro. O ideal é agendar uma consulta com o médico e/ou nutricionista para conhecer quais ações serão efetivas para você. Não deixe de buscar ajuda profissional.
2 - Comer apenas proteínas
Para emagrecer, seu organismo precisa continuar trabalhando plenamente e isso demanda uma alimentação balanceada que não se restringe a um tipo de nutriente.
3 - Dietas muito restritivas ou dietas da moda e truques caseiros
Perder peso é uma tarefa que requer certa disciplina e empenho. Dietas muito restritivas e radicais aumentam o desafio e as chances de desistência. Além de trazerem consequências ruins para a saúde, como perda de massa muscular e aumento dos níveis de cortisol.
4 - Uso de medicamentos/ suplementos sem supervisão
Algumas pessoas necessitam de medicamentos para tratar o sobrepeso/obesidade, mas usá-los porque um parente ou amigo está usando, sem saber se você tem indicação ou mesmo contraindicação representa um perigo à saúde e não garante resultados seguros.
5 - Comer saudável mas exagerar nas porções
Um alimento pode ser saudável mas ter muitas calorias ou alto índice glicêmico, então não significa que podemos comê-los à vontade. Atenção as gorduras boas e aos açúcares escondidos nos produtos ditos fit.
6- Se alimentar bem durante a semana mas exagerar nos finais de semana
Esse erro é clássico! Emagrecer também é matemática, para quem quer perder peso não adianta apenas fazer dieta de segunda a quinta e extrapolar nas calorias do final de semana com bebidas alcoólicas, frituras e doces, entre outros. A conta não fecha e o peso fica estagnado.
7- Praticar apenas exercícios aeróbicos
Exercícios aeróbicos ajudam a perder peso mas quando feitos sem orientação adequada podem levar à redução de massa muscular e isso é um “tiro no pé” para quem quer emagrecer! Perder músculo lentifica o metabolismo, dificultando a manutenção do peso a longo prazo, o que aumenta as chances do chamado “efeito sanfona”.
8 - Pressa por resultados
Se você está tentando fazer o seu melhor e têm supervisão de um bom profissional, os resultados virão com certeza, mas leva tempo. Desconfie de dietas milagrosas que te fazem perder 5 kg em 1 semana.
Curta o processo, permita-se acostumar com novos hábitos mais saudáveis e duradouros, que pouco a pouco farão parte da sua rotina. Com essa mentalidade, tudo fluirá de forma mais leve e natural.