Atualidades
5 fatos sobre o chocolate que você talvez não saiba
Quem não fica tentado com chocolates na Páscoa, hein? Pois é, há quem passe vontade desnecessariamente e há quem se entregue de forma inconsequente a essa tentação.
Quando o assunto é saúde, equilíbrio é sempre o melhor caminho. E foi para ajudar você a fazer boas escolhas nesse feriado de Páscoa que selecionei 5 informações básicas sobre chocolates que talvez você ainda não saiba e que podem te ajudar a curtir esse momento sem preocupação.
1 - O percentual não é só cacau
O percentual que você lê descrito nas embalagens de chocolate refere-se a soma de todos os derivados de cacau que tem na massa do chocolate. Isso inclui: a fruta, grãos ou amêndoas de cacau, nassa, liquor ou pasta de cacau, manteiga de cacau e cacau em pó
2- No Brasil, chocolate tem menos cacau que na Europa
No Brasil, a porcentagem mínima de cacau e derivados para a fabricação de chocolates é estabelecida por uma resolução técnica da Anvisa. Aqui essa porcentagem é 25% enquanto na Europa é 35%
Resolução RDC Nº 264 de 22.09.2005 Anvisa: Agencia Nacional de Vigilância Sanitária
3 - Benefícios à saúde só a partir dos 70%
Estudos indicam que chocolates 70% têm propriedades antioxidantes, ajudam a proteger o sistema cardiovascular, melhoram o trânsito intestinal e aumentam o poder de concentração.
4- Um quadradinho por dia
Mesmo com todos os benefícios, a quantidade diária recomendada é de 30g, um quadradinho do tablete.
5 - Chocolate branco não
Chocolate branco só contém manteiga de cacau e açúcar, portanto, não tem as mesmas propriedades do chocolate 70% e deve ser evitado.
Se você não tem restrição médica ao chocolate, pode e deve aproveitar sem culpa desde que seja com consciência
e moderação.