L-DNA Clinic - Rua Profº Atílio Innocentti, 474 - Conjuntos 401 - Itaim Bibi - São Paulo - SP - 04358-001

(11) 3042-6849

L-DNA Clinic - Rua Profº Atílio Innocentti, 474 - Conjuntos 401 - Itaim Bibi - São Paulo - SP - 04358-001

Atualidades

5 alimentos que parecem opções saudáveis, mas não são

Alimentação saudável é um hábito essencial para a qualidade de vida que, felizmente, tem influenciado as pessoas a selecionarem melhor o que colocam nos seus carrinhos de compra. De olho nessa tendência de mercado, a indústria alimentícia cria e comercializa, cada vez mais, produtos diet, light, integral, low carb e diversas outras nomenclaturas que prometem ser menos prejudiciais ou até bons para a saúde.

Antes de comprá-los, a pergunta que devemos fazer é: será que são mesmo?

Se partirmos do princípio de que alimentos industrializados e/ou processados são fabricados com o objetivo de durar mais tempo nas gôndolas dos supermercados e ainda têm de ser visualmente atrativos e saborosos, precisamos lembrar que tudo isso se deve a um método de fabricação que utiliza, conservantes, corantes, aromatizantes e flavorizantes químicos não naturais que serão absorvidos pelo nosso organismo. São substâncias sem valor nutricional algum que ainda podem causar sérios problemas à saúde.

1 - Peito de peru
Ingrediente comum nos sanduíches naturais, mas é um alimento ultraprocessado que contém bastante sódio e aditivos químicos reguladores de acidez, espessantes e estabilizantes.
 
2 - Suco de caixinha
Ao contrário do que muita gente pensa, suco de  caixinha não é uma alternativa saudável ao refrigerante, pois a maioria contém altos níveis de açúcar, corante e flavorizantes. Opte por sucos realmente naturais.
 
3 - Chips de legumes
Vendido como um snack ou salgadinho saudável, os chips de legumes contém gorduras, açúcares 
e corantes para ficarem mais atraentes. Se você deseja manter a linha dos legumes, opte pelas mini-cenouras in natura.
 
4 - Barrinha de cereal
Elas realmente contém fibras, mas a maioria contém altas quantidades de carboidrato, açúcares conservantes e gorduras saturadas. Na hora de comprar, verifique a tabela nutricional. Opte pelas marcas sugeridas pelo seu médico ou nutricionista, que contém menos aditivos.
 
5 - Iogurte com sabor
Outro produto que parece inofensivo por  ser feito com frutas, mas são ricos em conservantes, espessantes e adoçantes químicos. Vale optar por aqueles com menos aditivos e consumir com moderação.

Mas, Dra. Bruna, a maior parte dos alimentos, principalmente os fáceis e rápidos são assim. É quase impossível eliminar todos da nossa rotina. Como fazer isso?

De fato não é fácil e é por isso que temos que conhecer os alimentos. A primeira dica é ler as informações nutricionais e optar sempre pelos produtos com menos aditivos.

Outra atitude que ajuda é planejar sua alimentação. Levar para o trabalho ou mesmo em casa, ter opções saudáveis para as refeições, inclusive para aquele lanchinho. Dessa forma você evita recorrer ao que sempre está mais fácil e que geralmente são alternativas industrializadas.

E para finalizar, siga uma orientação que é quase um mantra da alimentação saudável: descascar mais e desembalar menos. Alimentos in natura são insubstituíveis em valor nutricional.
« Voltar