Atualidades
5 Passos para previnir problemas no coração
Entre 2010-2015 o SUS registrou a média de 2 milhões e 500 mil internações e 330.000 óbitos por problemas cardíacos POR ANO no Brasil, e este número só cresce. 💔Sabia que 80% desses casos poderiam ser evitados apenas com mudança de hábitos? Isso significa que temos nas nossas mãos as ferramentas necessárias para combater este grande problema de saúde! 👊🏻
Aqui vão algumas dicas de prevenção que você pode começar a praticar agora mesmo:
1. Comece se exercitando! Procure atividades que se adequem melhor a sua rotina. O exercício físico favorece a manutenção do peso, tonificação muscular, fortalecimento do coração e libera substâncias vasodilatadoras, contribuindo para a redução da pressão arterial.
2. Não fume! Para eliminar as substâncias tóxicas liberadas pelo cigarro o corpo gera uma série de radicais livres que provocam contração dos vasos e dano ao endotélio (camada interna das artérias), facilitando a formação de placas ateroscleróticas. Um único cigarro pode provocar temporariamente uma estenose de 5% nas artérias. Além disso, fumar causa aceleração dos batimentos cardíacos e redução da quantidade de oxigênio no corpo, prejudicando o funcionamento de todas as células.
3. Evite o estresse! Tente não se preocupar com coisas que não estão ao seu alcance, concentre suas energias no que você pode mudar. Para que se envolver em conflitos desnecessários? Evite levar problemas do trabalho para casa, reunião de amigos ou travesseiro. A vida pode ser mais leve! Que tal ser mais “de boas”? 🧘🏻♀️
4. Dê atenção ao que você come e bebe! Já ouviu a famosa frase “Você é o que você come? É bem verdade! Por isso, faça boas escolhas, evite alimentos ricos em açúcar refinado, gorduras TRANS e sódio. Álcool em excesso danifica o fígado, o coração e as artérias, além de outros malefícios. Prefira frutas, legumes, verduras e grãos.
5. Ame mais! Amar e ser amado faz bem para a saúde do seu coração! 🥰
Que tal aproveitar essas informações simples para cuidar melhor do seu coração? Não espere ficar doente para mudar seus hábitos.
#coraçãosaudável
#prevenção
#medicinafuncional
#cardiovascular